preloder

NAJ

MANUAL ESTAGIÁRIO
RELATÓRIOS DE AUDIÊNCIA
FORMULÁRIOS – NAJ

Núcleo de Assistência Judiciária

Fundado em 1998, pela Faculdade de Direito de Ipatinga, para possibilitar o desenvolvimento da prática jurídica dos alunos do 7° ao 10° período; o Núcleo de Assistência Judiciária – NAJ integra o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ (ver estrutura funcional do NPJ) e, por seu intermédio, os estagiários, sob a supervisão de um coordenador, praticam atividades simuladas e vivenciam a prática real, cabendo aos professores orientadores, com carga-horária docente destinada para esse fim, a orientação e o acompanhamento do aluno estagiário. o Núcleo de Assistência Judiciária (NAJ) cumpre também um papel social importante para a população carente da região. “Nós adquirimos profissionalismo. Damos entrada a processos, acompanhamentos, julgamentos e, acima de tudo, despertamos nosso senso crítico e sensibilidade, aprendendo a praticar o Direito com justiça da verdade, sendo pacificadores sociais. Nem todos os processos que abrimos vão adiante, porque damos prioridade à conciliação, à resolução através do diálogo”, afirmou a futura advogada Ludmila Faioli, do 9° período da Fadipa.

O também estudante José Salvador frisa que o trabalho comunitário, além de oferecer a prática de advogar, dá ao estagiário a oportunidade de entrar em contato com realidades diferentes das encontradas em escritórios de advocacia. “Nós passamos a conhecer melhor as mazelas do povo. Geralmente, recebemos um grade volume de ações na área de família. Aqui, desenvolvemos nosso lado emocional, nosso senso de psicologia e maturidade”.

A coordenadora do NAJ, Giovana Prado, diz que, com os 90 estagiários, o NAJ hoje faz cerca de 25 atendimentos diários e acompanha 1.200 processos e, por isso, tornou-se referência na cidade. “O principal objetivo no NAJ é o desenvolvimento de uma política de ensino voltada para o aprimoramento do aprendizado do aluno”.

Em 2011, considerando a necessidade de oferecer oportunidade de atividades de Prática de Mediação e Arbitragem para o aprimoramento da formação profissional do aluno do curso de Direito, além de facilitar o acesso à justiça da comunidade local, foi criado na sede da FADIPA o NUMA – Núcleo de Mediação e Arbitragem.

Ligue e agende um horário.

Núcleo de Assistência Judiciária

(31) 3616-8926 ou (31) 3822-8808 – ramal 8926

e-mail para contato geral – najfadipa@fadipa.br,

e-mail para envio de petição para correção – peticaonaj@fadipa.br

Horário de atendimento:

De 2ª a 6ª Feira

de 07:30hs as 11:00hs – somente para clientes agendados (aula de Prática Forense)

de 13:00hs as 17:00hs – atendimento aberto ao público em geral.

de 18:00hs as 22:00hs – somente para clientes agendados (aula de Prática Forense)

Endereço:

Rua João Patrício de Araújo, 195, FADIPA

Veneza I – Ipatinga