FADIPA

ESTRUTURA
REGIÃO
IPATINGA

A Faculdade de Ipatinga – FADIPA é uma instituição de Ensino Superior, com sede em Ipatinga-MG e criada em 1993 com a finalidade de contribuir para o desenvolvimento da região onde está inserida, formando profissionais de nível superior para o mercado de trabalho. O seu compromisso, entre outros, é com a excelência do ensino, voltando-se para uma científica compreensão política do mundo e dos nossos tempos, para os problemas da multi e interdisciplinaridade, com a procura de novos talentos, a inserção ocupacional de seus alunos e a formação continuada dos seus diplomados.

Missão

Formar profissionais socialmente responsáveis, capazes de estender à comunidade em que vivem os conhecimentos da ciência, contribuindo para o desenvolvimento social e cultural da região, do Estado e do país.

Visão

Ser uma instituição de Ensino Superior de referência na Região, no Estado de Minas Gerais e no Brasil, buscando o contínuo aprimoramento e desenvolvimento do ensino e da extensão.

Objetivos do Curso

Objetivo Geral:

Oferecer um curso superior dotado da estrutura adequada às exigências legais, de modo a garantir ao bacharelando, além da competência técnico-profissional, outros atributos quanto à formação pessoal, como independência de pensamento, meios de reflexão e de atitude que se tornarão como um marco decisivo em relação à sua inserção no contexto da sociedade que então haja escolhido para se engajar.

Objetivos específicos:

I. Garantir ao Bacharel uma sólida formação interdisciplinar;

II. Estimular o raciocínio analítico, crítico e propositivo, voltado para a solução de problemas;

III Capacitar o bacharelando para o uso profissional das competências básicas tais como argumentação, comunicação, interpretação, exposição, negociação e redação;

Perfil do Egresso

O perfil esperado do egresso é o de um profissional com formação humanística, técnica e prática, indispensável à adequada compreensão interdisciplinar do fenômeno das transformações sociais. Além disso, o egresso deverá possuir senso ético-profissional, associado à responsabilidade social, com a busca constante do aprimoramento da sociedade.

O egresso deverá possuir capacidade de apreensão, transmissão crítica e produção criativa, aliada ao raciocínio lógico, à consciência da necessidade de permanente atualização, capacidade para equacionar problemas e buscar soluções harmônicas com as exigências sociais. Deverá, por fim, ter visão atualizada de mundo e, em particular, consciência dos problemas de seu tempo e de seu espaço.

O egresso deverá ter as seguintes habilidades:

– Leitura, compreensão e elaboração de textos e documentos com a devida utilização das normas técnicas;

– interpretação avançada;

– pesquisa e utilização de fontes confiáveis;

– adequada atuação técnica, em diferentes instâncias, com a devida utilização de processos, atos e procedimentos;

– utilização da argumentação, persuasão e de reflexão crítica;

– julgamento e tomada de decisões; e,

– domínio de tecnologia e métodos para permanente compreensão e aplicação do seu aprendizado.

A concepção do curso, seus objetivos e os conteúdos curriculares são coerentes entre si, planejados para alcançar o perfil do egresso.