REGIÃO

FADIPA
ESTRUTURA
IPATINGA

O Vale do Aço

Região de colonização tardia, decorrente do processo de industrialização nacional, caracteriza-se pela harmoniosa convivência da tecnologia com o agradável estilo de vida interiorano.

Nos idos de 1930, nada mais era do que caminho do minério extraído das mineiras jazidas de ferro, que de Itabira seguiam para o porto capixaba de Tubarão, ou de sítio de extração de madeira, transformada em carvão, para alimentar máquinas a vapor e a incipiente siderurgia mineira.

Em meados da década de 40, porém, a passagem se transforma em destino. O minério itabirano se une ao carvão local, forjando a vocação siderúrgica de toda a região. No encerramento dos anos 50, novos fornos se acendem e a siderurgia se consolida.

Não foram tempos fáceis. Debelar a malária e outras sérias endemias, acomodar contingentes de operários, enquanto duas cidades se erguiam às margens de desconhecidos povoados…

O Vale do Aço aceitou e venceu o desafio. Superou as agruras do crescimento desordenado e transformou-se numa importante região metropolitana, economicamente promissora e internacionalmente reconhecida pelos índices de desenvolvimento humano que ostenta. Cerca de 500 mil habitantes desfrutam, hoje, o conforto da modernidade sem abrir mão da tranqüilidade.

A pouco mais de 200km de Belo Horizonte, capital do Estado, o Vale dispõe de moderno aeroporto, com vôos diários para os principais centros urbanos do país. A ferrovia, em plena atividade, oportuniza o transporte de passageiros entre as diversas cidades que atravessa, ligando a capital mineira à capixaba. Linhas intermunicipais e interestaduais regulares asseguram a mobilidade dos que aqui residem ou que por aqui transitam.

Para quem deseja afastar-se da urbanidade, há verdadeiros santuários naturais: cachoeiras, lagoas, trilhas e passeios em meio a uma exuberante flora e fauna. Mas nem é preciso ir tão longe. A preservação do meio ambiente é uma prática tão arraigada que, em meio às inúmeras árvores que sombreiam e ornamentam ruas e avenidas, pássaros variados gorjeiam da aurora ao poente.

No coração do Vale do Aço

Ipatinga se interliga com as cidades de Coronel Fabriciano, Timóteo, Santana do Paraíso – na Região Metropolitana do Vale do Aço, zona leste do Estado de Minas Gerais.A região é polo de desenvolvimento, congregando grandes empresas, como a Acesita, a Cenibra e a Usiminas.

Ipatinga situa-se a 217 Km de Belo Horizonte e a 100 Km das cidades de Caratinga, Governador Valadares e João Monlevade.

A região é servida de boa malha rodoviária, de ferrovia e de aeroporto, com vôos diários para Belo Horizonte, São Paulo e Rio de Janeiro.

A região destaca-se também por possuir boa estrutura nas áreas de Educação e Saúde.

Ipatinga

A mais populosa das quatro cidades que compõem a região metropolitana é, também, a que desfruta de uma melhor infra-estrutura urbana. Experiências administrativas inovadoras e bem-sucedidas têm proporcionado ao Município uma credibilidade que se traduz em linhas de financiamento com capital nacional e internacional para empreender diversos projetos. Segundo o PNUD (2000), é alto o índice de desenvolvimento humano em Ipatinga, status alcançado por apenas 8% dos municípios brasileiros e 3,4% dos mineiros.

Apesar da proporção recorde de veículos por habitante e das duas importantes rodovias (BR 381 e BR 458) que atravessam a cidade, a malha viária bem dimensionada assegura uma excelente fluidez do trânsito; as sucessivas campanhas educativas e os equipamentos de monitoramento eletrônico mantêm baixos os índices de acidentes. São baixos, também, os índices de criminalidade. A ação policial é ágil e bastante eficaz.

Equipamentos modernos asseguram uma intensa movimentação cultural: dentre outros eventos, são freqüentes os espetáculos teatrais e musicais, tanto com artistas locais quanto nacionais, e também a exibição, simultânea aos grandes centros, dos mais recentes lançamentos cinematográficos.

Além disso, a tecnologia de informação e comunicação disponibilizada em todas as partes do município permite o acesso em alta velocidade à Internet – via cabo, satélite, telefone ou rádio -, o que permite conectividade total às diferentes partes do planeta.

Acesse www.ipatinga.mg.gov.br

Page Reader Press Enter to Read Page Content Out Loud Press Enter to Pause or Restart Reading Page Content Out Loud Press Enter to Stop Reading Page Content Out Loud Screen Reader Support