NAJ

MANUAL ESTAGIÁRIO
RELATÓRIOS DE AUDIÊNCIA
FORMULÁRIOS – NAJ

Núcleo de Assistência Judiciária

Fundado em 1998, pela Faculdade de Direito de Ipatinga o Núcleo de Assistência Judiciária – NAJ, integra o Núcleo de Prática Jurídica – NPJ (ver estrutura funcional do NPJ) com o objetivo de possibilitar o desenvolvimento da prática jurídica dos alunos do 7° ao 10° período. 

Por intermédio do NAJ, os estagiários, sob a supervisão de um coordenador, praticam atividades simuladas e vivenciam a prática real, cabendo aos professores orientadores, a orientação e o acompanhamento do aluno estagiário. 

A FADIPA proporciona aos seus alunos estágio com atermação em ações contra autarquias federais e entidades públicas através do convênio entre a Instituição e a Justiça Federal, sendo a segunda faculdade do Estado de Minas Gerais a firmar o convênio dessa natureza.

O NAJ cumpre também um papel social importante para a população carente da região. De acordo com a aluna do 8º período, Carolina Reis Agnelo, “o atendimento a camada hipossuficiente da sociedade é muito importante, pois traz o senso de justiça, ainda que as causas sejam de menor

potencial econômico, trabalhando casos de pensões alimentícias, divórcios, entre outros, causas não abarcadas pelo juizado especial cível”. 

A também estudante e ex-estagiária, Izabela Santana Oliveira relata que “na atermação tive a oportunidade de colocar em pratica os conhecimentos teóricos adquiridos nas aulas, desde a elaboração das petições até o encerramento do processo. Tive , também, a oportunidade de viver a realidade das famílias brasileiras exercendo um papel social de grande importância, tendo em vista que a maior parte das demandas se tratavam de INSS e Caixa Econômica Federal”. 

A coordenadora adjunta do NAJ, Mariana Duda, diz que, com os 522 alunos-estagiários, o NAJ hoje faz cerca de 20 atendimentos diários e acompanha cerca de 800 processos e, por isso, tornou-se referência na cidade. “O núcleo visa ensinar ao aluno a pratica real, possibilitando que ele saia da faculdade capacitado”. 

Ligue e agende um horário.

Núcleo de Assistência Judiciária

(31) 3616-8926 ou (31) 3822-8808

e-mail para contato geral – najfadipa@fadipa.br,

e-mail para envio de petição para correção – peticaonaj@fadipa.br 

Horário de atendimento: De 2ª a 6ª Feira

de 07:30hs as 11:00hs – somente para clientes agendados (aula de Prática Forense)

de 13:00hs as 17:00hs – atendimento aberto ao público em geral e atermação

de 18:00hs as 22:00hs – somente para clientes agendados (aula de Prática Forense) 

Endereço:

Rua João Patrício de Araújo, 195, FADIPA Veneza I – Ipatinga