preloder

IPATINGA

FADIPA
ESTRUTURA
REGIÃO

Ipatinga

A mais populosa das quatro cidades que compõem a região metropolitana é, também, a que desfruta de uma melhor infra-estrutura urbana. Experiências administrativas inovadoras e bem-sucedidas têm proporcionado ao Município uma credibilidade que se traduz em linhas de financiamento com capital nacional e internacional para empreender diversos projetos. Segundo o PNUD (2000), é alto o índice de desenvolvimento humano em Ipatinga, status alcançado por apenas 8% dos municípios brasileiros e 3,4% dos mineiros.

Apesar da proporção recorde de veículos por habitante e das duas importantes rodovias (BR 381 e BR 458) que atravessam a cidade, a malha viária bem dimensionada assegura uma excelente fluidez do trânsito; as sucessivas campanhas educativas e os equipamentos de monitoramento eletrônico mantêm baixos os índices de acidentes. São baixos, também, os índices de criminalidade. A ação policial é ágil e bastante eficaz.

Equipamentos modernos asseguram uma intensa movimentação cultural: dentre outros eventos, são freqüentes os espetáculos teatrais e musicais, tanto com artistas locais quanto nacionais, e também a exibição, simultânea aos grandes centros, dos mais recentes lançamentos cinematográficos.

Além disso, a tecnologia de informação e comunicação disponibilizada em todas as partes do município permite o acesso em alta velocidade à Internet – via cabo, satélite, telefone ou rádio -, o que permite conectividade total às diferentes partes do planeta.