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Nucleo de Apoio ao Estudante

Atendendo ao previsto no PDI da Faculdade de Direito de Ipatinga, o atendimento psicopedagógico iniciou a sua atividade em fevereiro de 2011.
Foi preparada uma sala, de aproximadamente 12,0m2, onde ocorrem os atendimentos. O local é equipado de forma a permitir que o atendimento seja feito, respeitando-se as particularidades dos membros da comunidade acadêmica, com aconchego e respeito.
O atendimento psicopedagógico é feito por uma psicopedagoga, com experiência na área. Os atendimentos podem ser marcados em horário e dia pré-definidos ou a psicopedagoga pode ser procurada na sua sala ou no interior da escola no momento em que o aluno necessitar. O público alvo são os alunos, professores e o corpo técnico-administrativo da Faculdade.
O processo se dá seguindo os objetivos e atribuições abaixo.

Objetivos:
I . Orientar os alunos e professores utilizando técnicas psicopedagógicas, detectando deficiências na aquisição do conhecimento e de aprendizagem, para agir adequadamente no sentido de se obter maior e melhor rendimento acadêmico.

Principais Atribuições: 
Área Psicopedagógica
I . Atender alunos e professores visando orientação educacional.
II . Desenvolver programa de estimativa de potencial, buscando o conhecimento do aluno e facilitando o processo de auto-conhecimento.
III . Orientar os alunos dos últimos anos sobre o processo de seleção de pessoal, elaboração de currículo, comportamento em entrevista, participando em atividades de grupo entre outros pontos. Desenvolver programa específico, Rito de Saída, para alunos formandos, permitindo vivenciar sua formação acadêmica e ingresso no mercado de trabalho.
IV . Detectar problemas e deficiências no processo cognitivo e do aprendizado, em grupo e individual.
V . Orientar o aluno na metodologia e no planejamento do estudo e da aprendizagem. Realizar treinamento programado para desenvolvimento da inteligência, memória, concentração, leitura dinâmica e criatividade.
VI. Orientar sobre formação complementar.
VII. Informar sobre técnicas de estudo.
VIII. Orientar sobre o enfrentamento de  situações de ansiedade durante as épocas de provas, por exemplo, entre muitos outros).
IX. Desenvolver Programa de Integração de novos alunos, contribuindo com a sua adaptação, integração e participação no decorrer do curso.
X. Elaborar e coordenar atividades de desenvolvimento da habilidade de relacionamento intrapessoal e interpessoal.